Nosso antigo amor pelo Jeans!

Publicado em 05/Nov/2014

É sim, nosso amor pelo Jeans vem de lá de trás, no século XVI, quando em Gênova os marinheiros usavam o brim para fazer suas calças, chamadas na época de “genes”.

 

No séc. XVIII, os EUA popularizaram o uso do tecido de algodão trançado, que chamavam de “denin”. Foi quando o empresário Levi Strauss começou a comercialização de calças feitas com o tecido resistente. O sucesso foi imediato! As peças não estragavam com facilidade! Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi, originalmente, destinado a roupas de trabalho. No século XIX foram adicionados botões de metal, e os rebites de reforço, etiquetas de couro, e bolsos traseiros. Por volta de 1890, Levi decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando-lhes a cor pela qual o jeans é hoje conhecido.

 

Foto 1

 

Apenas no século XX, foi que o Jeans passou a ser usados no dia-a-dia, por cowboys, soldados, astros da música e do cinema, como James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Elvis Presley, e até hippies como símbolo de contestação e rebeldia.

 

(uma observação: OMG! – 😆  )

 

foto 2

 

Em 1970, Calvin Klein colocou o tecido tão amado nas passarelas. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi o caráter democrático do produto: tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul.

 

foto 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois disso, nós só melhoramos o Jeans: ao algodão foi unido o elastano, o poliéster, brilho, caimento perfeito, e com tudo isso muito mais conforto. Estilistas começaram então a desenvolver os cortes: cintura baixa, alta, barra mais fechada, mais aberta, cores diferentes.

O jeans passou a não ser mais um item, e sim uma expressão de personalidade: jovens usavam diariamente, para expor suas opiniões! A moda faz isso com as pessoas: mostra toda a personalidade delas, o que pensam, como agem.

Hoje nós amamos Jeans como ninguém. E por isso, a Conexão Shyro’s inspira-se em você, para inspirar o seu dia! 😀

 

E você?! Como prefere o seu Jeans?

 

Foto 4

Compartilhe